Como escolher seu apartamento novo

 

 

 

Comprar o primeiro apartamento é um grande passo em nossas vidas. Entretanto, essa é uma tarefa que exige cuidados e um bom planejamento, por isso, vale a pena investir energia e tempo para fazer da forma correta.

Nós da OIA Arquitetura separamos algumas dicas para tornar isso mais fácil

 

Pense antes de agir

A escolha de comprar um novo apartamento é muito importante, principalmente financeiramente. Isso porque, uma compra à vista pode consumir boa parte dos recursos disponíveis e a parcelada cria uma obrigação de longuíssimo prazo.

Então, antes de se envolver emocionalmente com o apartamento dos seus sonhos é preciso avaliar qual o preço que cabe no seu bolso. Pense no orçamento familiar, e nos seus gastos fixos, assim você consegue definir o quanto está disposto a investir no tão sonhado apartamento novo.

Defina quais aspectos que seu novo lar deve ter

Logo após de ter feito e refeitos todas as contas, é o momento de começar a caça do seu nosso apartamento.

Liste características que você precisa que ele tenha, levando em conta sua vida atual e futura. É recomendável que você avalie suas necessidades pelo prazo de 10 ou 12 anos, isso faz com que o investimento seja efetivo.

Quem está procurando um novo apartamento recorre na maioria das vezes nas corretoras ou em sites. Se você optar por pesquisar em ambos, pode ser que encontre mais rápido e em um preço mais amigável.

Lembre-se que é praticamente impossível você encontrar um imóvel totalmente compatível com sua listagem. Por isso é importante sempre visitar e se encantar pelo o espaço.

 

Estude outras características do apartamento

Além de achar um apartamento que se encaixe no seu bolso e na listagem, é preciso tomar cuidado no que está envolta dele.  A qualidade do bairro, da vizinhança, deve estar em um dos critérios de compras do imóvel. Em questão de segurança e estabelecimentos próximos (escola, mercado, padarias, etc.)

Calcule também qual será o tempo necessário de locomoção até seus compromissos diários. O seu novo lar deve facilitar sua vida e tornar tudo o mais perfeito possível.

 

Calcule as contas do imóvel

É de extrema importância saber a média de gastos que aquele imóvel tem. Converse com o síndico e/ou administrador para entender como a situação do prédio, a taxa de condomínio, e os cuidados que ele exige. Assim, coloque esses valores no seu financeiro e verifique se ele encaixa em seu orçamento.

 

Analise a estrutura do apartamento

Olhe atentamente todos os detalhes do imóvel e esteja certo que não há nenhum problema, caso tenha alguma dúvida, converse com algum profissional. Ele indicará se há infiltrações, rachadura, sistema elétrico e hidráulico está dentro dos padrões, evitando futuros problemas. Além disso, fazer uma vistoria no condomínio pode assegurar que a estrutura é segura.

.

Escrito por oiaarquitetura

14 de novembro de 2019

Relacionados

O que são ambientes “doentes”?

O que são ambientes “doentes”?

     Você já entrou em algum ambiente e se sentiu mal e inquieto, sem nenhuma razão? Ou ao contrario! Entrou outro local e se sentiu confortável e feliz? Sabe o motivo? Você está tento uma reação ao espaço, isso mesmo! Existem qualidades básicas que...

Porque contratar um arquiteto hospitalar?

     O primeiro ponto é que, na verdade, qualquer ambiente construído precisa ser planejado por um profissional para a garantia da funcionalidade do espaço. Quando pensamos em um ambiente de saúde, que abriga profissionais responsáveis por salvar vidas,...

Onde estão construindo as casas em São Paulo?

Onde estão construindo as casas em São Paulo?

      Achar um terreno perfeito para construir sua casa aqui em São Paulo está quase impossível e com um preço bem alto, não é mesmo? Mas, você vai se encantar com as possibilidades disponíveis no interior da cidade ou litoral, com terrenos de médio e...